top of page

A importância dos cereais

 

Tempos de cozedura, arroz integral: para o cozinhar é importante deixar a demolhar durante, pelo menos duas horas, para que seja mais fácil a sua digestão e confecção. Depois é uma medida de arroz para três de água, dosagem dependente daquilo que queiram fazer com ele. Nutrientes: magnésio, fósforo, vitamina B6.

Cevada

 

 

É óptima para baixar o colesterol e ainda para desinflamar o intestino e para manter o cólon saudável. E para além disto é um dos cereais mais recomendados para dores nas articulações.  Como a cozinhar?  Tal e qual o arroz.

Millet ou milho painço

 

O millet tem magnésio, cobre necessário por exemplo no fígado, cérebro, ossos e rins, tem fósforo, sendo óptimo para melhorar enxaquecas crónicas, problemas respiratórios e a condição cardíaca. As suas propriedades mais apontadas são melhorar muitos  problemas de estômago  e o controlo de diabetes (por ser um cereal que equilibra bastante os níveis de açúcar no corpo). Cozinhar como o arroz.

QUINOA

 

Propriedades:  tem a vitamina A (usada para a visão, a pele, o cabelo e o sistema imunológico) vitamina B1 (nivela a energia do corpo, saúde dos tecidos e da pele), vitamina B2 (usada para a respiração visão e a pele), vitamina B3 (usada para o metabolismo, o restauro de ADN, controlo de enxaquecas e colesterol e problemas psiquiátricos) vitamina C (antioxidante, diminui colesterol, previne doenças cardíacas, resistência a algumas doenças e é uma vitamina anti envelhecimento).

TRIGO- SARRACENO

 

O sarraceno tem os aminoácidos essenciais, proteínas, minerais e uma boa dose de vitaminas. O trigo- sarraceno, em forma de grão cozinha-se tal e qual o arroz pode usar-se em qualquer prato quente, em saladas, em sopa ou acompanhamento.

bottom of page